Abelhas asiáticas

abelhas asiáticas

Como uma abelha asiática reage a um ataque de vespas gigantes?

Cientistas descobrem que uma espécie de abelha do Vietnã pode alertar a colmeia usando sons estridentes quando há um ataque de vespas gigantes assassinas De forma incrível, uma espécie de abelha asiática é capaz de “gritar” por socorro quando ocorre um ataque de vespas gigantes, alertando a colmeia para a tomada de ações defensivas.

Quais são os cuidados que deve ter com a abelha?

De acordo com a CUF, estes são alguns cuidados que deve ter: Remova o ferrão da abelha ou parte do inseto que possa ainda estar cravado na pele; Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou iboprofeno. Siga sempre as indicações do folheto e tome a dose recomendada;

Como as vespas atacam as abelhas?

As vespas atacam sobretudo individualmente as abelhas (e outros invertebrados) para a sua alimentação. É no verão que se regista maior taxa de predação da abelha-europeia, a qual se encontra associada ao crescimento dos ninhos e da colónia no verão e outono, sendo bastante significativa a redução das taxas de produção de mel.

Quais são os cuidados que devemos ter com a picada da abelha?

De acordo com a CUF, estes são alguns cuidados que deve ter: Remova o ferrão da abelha ou parte do inseto que possa ainda estar cravado na pele; Lave o local da picada abundantemente com água fria; Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou iboprofeno.

Quais são os efeitos da vespa sobre a população de abelhas?

Apicultura – o efeito sobre a população de abelhas é direto, pois há uma grande predação por parte das vespas. E indireto, pela diminuição das atividades das abelhas perante a presença da vespa - que se traduz num enfraquecimento e eventualmente morte da colmeia.

Qual é o objetivo da vespa asiática?

A vespa asiática não tem como objetivo picar pessoas e animais domésticos, uma vez que o seu real alvo é a abelha e a colmeia. Para além disso, mesmo que seja picado por uma destas vespas, saiba que ela não é portadora de doenças nocivas ao nosso organismo. No entanto, é indicado evitar ao máximo estar em contacto com este insecto.

Onde surgiram as vespas?

As vespas apareceram pela primeira vez na Europa no território francês em 2004. Seis anos depois a sua presença foi confirmada em Espanha. Em 2011 apareceu em Portugal e na Bélgica, e no final de 2012 chegou à Itália.

Por que as vespas foram identificadas na zona metropolitana de Lisboa?

Nas últimas semanas, as vespas foram identificadas na zona metropolitana de Lisboa – depois de obrigarem a encerrar os Jardins das Quintas das Conchas e dos Lilases, no final de agosto. Mais recentemente a zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra foi encerrada por avistamento de um ninho.

Qual a diferença entre abelhas e vespas?

As abelhas são as responsáveis por produzir mel, as vespas não. O lugar onde as abelhas vivem são colmeias que elas mesmas constroem, as vespas, por outro lado, vivem em favos.

Como as abelhas reagem aos ataques?

Os ataques provocaram o aumento dos “gritos” das abelhas para níveis sete vezes superiores aos de quando não havia ameaça. Durante estes sinais de alerta, os cientistas notaram que as abelhas levantam o abdómen, abanam as asas e correm freneticamente, tudo isto enquanto exibem a sua glândula Nasonov, produtora de feromonas.

Como as abelhas asiáticas podem responder à ameaça?

Uma equipa de investigadores descobriu agora que as abelhas asiáticas ( Apis cerana) podem responder à ameaça com um repertório de sinais de aviso, de forma a alertar e proteger o resto da colónia. As estratégias de sobrevivência das abelhas incluem um sinal de alerta que estimula movimentos defensivos.

Por que as vespas são benéficas para os seres humanos?

Em relação ao relacionamento com os seres humanos, muitas espécies de vespas são consideradas benéficas por seu papel no controle de pragas na agricultura e horticultura. Por outro lado, eles têm um ferrão que lhes permite dar várias picadas sucessivas, para conseguir um melhor fluxo do veneno.

Postagens relacionadas: