Lagar de azeite

lagar de azeite

Como é feito o azeite?

Para obter um azeite virgem extra, as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar a fim de evitar a sua fermentação, o que consequentemente aumentaria o grau de acidez. De seguida lavam-se, trituram-se misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação.

Como produzir azeite extraordinário?

As azeitonas caíam sobre um pano que se estendia em volta dos troncos das árvores. Hoje recorre-se a máquinas especializadas que, com a ajuda de uma pinça, abanam a árvore na zona do tronco e provocam a queda da azeitona para uma manga adaptada à própria máquina. É um processo bastante rápido e eficaz.

Quais são as virtudes do azeite?

De seguida lavam-se, trituram-se misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação. Deste processo, denominado de primeira pressão a frio, resulta um azeite de primeira qualidade, garantindo-se a essência das vitaminas e ácidos gordos que o convertem num produto terapeuticamente benéfico.

Qual a origem do azeite virgem?

O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural extraído da azeitona, Olea europaea, e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que toda esta extensa região é habitada. Os egípcios já o usavam há 6000 anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios.

Como é feita a fabricação de azeite?

Estima-se uma quantidade de 5kg a 10kg de azeitonas para fabricar 1 L de azeite – o que corresponde a todos os frutos de uma árvore com cerca de 10 anos. Essa quantidade varia de acordo com o tamanho e a qualidade de cada fruto. Após coletadas, elas são levadas para o lagar.

Como é feita a extração do azeite?

5) A extração do azeite pode ser feita através da decantação ou por centrifugação da massa, que consiste em um movimento de rotação em alta velocidade, que provoca a separação do azeite da água e do bagaço. 6) Depois disso, pode acontecer a filtragem para retirar as partículas que podem ter restado.

Como fazer azeite de oliva?

A produção do azeite de oliva é finalizada na etapa de envase. Esse procedimento deve ser feito com o produto em temperatura média de 18ºC a 20ºC e longe de cheiros intensos, para evitar a absorção.

Qual é o melhor azeite da Palestina?

Porém, o azeite de Belém e das duas cidades vizinhas (Beit Jala e Beit Sahour) tem fama de ser o melhor de toda a Palestina. Meu amigo Tawfic explicou que essa região tem um micro clima perfeito pra produção de azeitonas e por isso o sabor do azeite daqui é superior.

Postagens relacionadas: