Boletim de voto autárquicas 2021

boletim de voto autárquicas 2021

Como votar no dia 26 de setembro?

Este ano, o dia escolhido foi 26 de setembro, tendo estado em cima da mesa as datas de 3 e 10 de outubro. No dia 26 de setembro, os eleitores vão poder votar entre as 8h00 e as 20h00 (não até às 19h como o habitual) — depois dessa hora, apenas se tiver chegado ao local de voto antes das 20h00.

Quem pode votar no recenseamento?

Podem votar, desde que inscritos no recenseamento e que estejam no território nacional, todos os cidadãos portugueses, os cidadãos brasileiros com cartão de cidadão ou bilhete de identidade (com estatuto de igualdade de direitos políticos) e os cidadãos estrangeiros, nacionais dos países indicados, recenseados.

Quais são as regras sanitárias para os locais de voto?

Nos locais de voto, também vai haver álcool gel, aliás, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estima que sejam dispensadas mais de 57,2 toneladas de álcool gel para estas eleições. Em termos de regras sanitárias, os eleitores têm ainda de respeitar o distanciamento físico e seguir os circuitos recomendados no local de voto.

Quais são as próximas eleições autárquicas?

As próximas eleições autárquicas estão marcadas para este domingo, 26 de setembro, e servem para os eleitores escolherem os representantes do poder local no concelho em que residem. Com novos partidos no boletim de voto e no meio de uma pandemia, o ato eleitoral pode levantar algumas dúvidas nos 308 concelhos e 3092 freguesias espelhados pelo país.

Como votar no dia da eleição?

No dia da eleição, em que horário posso votar? Após as 8h00 e até às 20h00. Depois desta hora, só podem votar os eleitores que se encontrem na assembleia de voto. Logo que constituída, às 7h30, a mesa de voto abre as portas, exibe a urna vazia para o exterior e descarrega os votos antecipados que tenha recebido.

Quais os documentos de que preciso para votar?

Quais os documentos de que preciso para votar? É conveniente que leves o documento de identificação civil ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).

Quais são os boletins de voto?

Quantos são os boletins de voto? São três, um por cada órgão autárquico a eleger (assembleia de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal). Os boletins de voto são de cor branca para a assembleia de freguesia, amarela para a assembleia municipal e verde para a câmara municipal.

Quem pode votar nas eleições legislativas? - os cidadãos brasileiros, residentes em Portugal, com cartão de cidadão ou bilhete de identidade (com estatuto de igualdade de direitos políticos). Sou cidadão português e resido em território nacional. O que devo fazer para me inscrever no recenseamento eleitoral? Nada.

Quem está deslocado no estrangeiro pode exercer o seu direito de voto?

Postagens relacionadas: