O que e afasia

o que e afasia

Quais são as causas da afasia?

A principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral. Deste modo, essa patologia provavelmente é a maior sequela ou limitação, do ponto de vista pessoal, social ou econômico, resultante de um dano cerebral. Dentre os tipos de afasia existentes, encontram-se:

Como é feito o diagnóstico da afasia?

O diagnóstico da afasia é clínico. Geralmente é realizado por neurologistas e pode ser complementado por outros exames – como as TAC (tomografia computorizada), ressonâncias magnéticas cerebrais – e, eventualmente, pela avaliação das funções cognitivas. Que cuidados precisa de ter antes de fazer uma TAC? E como é feito o exame?

Qual é a melhor forma de classificar uma afasia?

Nenhum sistema de classificação de afasias é ideal. Descrever os tipos de deficits é normalmente a forma mais precisa de descrever uma afasia particular. Anomia (incapacidade de nomear objetos) geralmente ocorre em todas as formas da afasia.

Quais são os sintomas da afasia semântica?

Afasias não fluentes: Neste caso, as causas, em geral, são lesões que atingem a região frontal do cérebro, envolvida com a fluência do discurso. Pacientes com esse tipo de afasia têm dificuldades para se expressar e achar palavras, às vezes omitindo-as, e falam frases muito curtas.

Quais são os diferentes tipos de afasia?

A sintomatologia das afasias depende tanto da localização das lesões cerebrais quanto das reações compensatórias do tecido cerebral que permanece intacto. No entanto, há uma série de lesões cerebrais comuns que parecem agrupar certas disfunções. 1. Afasia de Broca ou afasia motora importante

Quais são os problemas da afasia global?

No entanto, eles encontram problemas quando se trata de nomear objetos e repetir frases ouvidas anteriormente. Afasia global: este tipo de afasia afeta gravemente a capacidade linguística do sujeito que a sofre em todas as áreas da linguagem: compreensão, produção, repetição e nomeação.

Qual a diferença entre afasia e disfasia?

Ambos são distúrbios de linguagem e têm consequências semelhantes; eles podem afetar a compreensão, expressão, nomenclatura e repetibilidade. No entanto, como já mencionamos, essas consequências na afasia são o resultado de uma anomalia cerebral; Por outro lado, na disfasia não há causa orgânica demonstrável que produza as anomalias.

Qual é a diferença entre anomia e afasia anômica?

6. Afasia amnésica ou anómica Como a anomia é uma característica comum das afasias de fluidos, de Wernicke e da afasia motora, apenas a afasia anômica será discutida quando a dificuldade de encontrar palavras comumente usadas parece relativamente isolada.

Quais são os tipos de afasia?

A afasia pode ser dividida em dois tipos específicos: afasia expressiva e afasia receptiva. Um fonoaudiólogo (fonoaudiólogo) é treinado para identificar os tipos de afasia com os quais o paciente se apresenta e para avaliar a condição usando uma das várias técnicas.

Quais são os diferentes tipos de avaliação da afasia?

Quais são os diferentes tipos de avaliação da afasia? O termo afasia descreve um distúrbio, geralmente causado por danos ao cérebro, na capacidade de compreender ou produzir a fala. A afasia pode ser dividida em dois tipos específicos: afasia expressiva e afasia receptiva.

Quais são os testes de avaliação da afasia?

O teste inicial de avaliação da afasia geralmente é uma triagem para detectar o tipo de afasia presente e chamar a atenção para características específicas. Os testes de triagem não requerem treinamento especializado por parte do avaliador. No entanto, eles devem ser conduzidos por um profissional de saúde competente.

Qual a diferença entre afasia e encefalite?

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria). Afasia geralmente resulta de distúrbios que não causam danos progressivos (p. ex., acidente vascular encefálico , traumatismo craniano , encefalite ); nesses casos, a afasia não se agrava.

Postagens relacionadas: