Abrir atividade

abrir atividade

Como dar início a atividade nas finanças?

E junto da Segurança Social? O que deve fazer Ao efetuar o início da atividade nas Finanças está também automaticamente, através de cruzamento de dados, a dar início à atividade na Segurança Social (basta ao trabalhador estar inscrito na Segurança Social, com um número identificativo).

Como fazer declaração de início de atividade?

Pode também dirigir-se a um balcão da AT, mas não se esqueça de fazer o agendamento prévio através dos contactos disponíveis no Portal das Finanças. Neste caso, a declaração de início de atividade será preenchida pelo funcionário da repartição da AT.

Quais são os códigos de atividades?

Estes códigos constam da tabela de atividades anexa ao artigo 151.º do Código do IRS (CIRS). Por sua vez, os códigos CAE identificam as atividades empresariais e as restantes atividades profissionais que podem ser exercidas por trabalhadores independentes e empresas. Por exemplo, atividades de carácter comercial, industrial ou agrícola.

Como escolher o tipo de atividade de um visto?

Neste separador, necessita apenas de preencher o campo da secção “Tipo de Sujeito Passivo”. Clique no dropdown e coloque um visto numa das opções, consoante o tipo de atividade que pretende exercer: Cat. B – Rendimentos Empresariais: para venda e comercialização de mercadorias; Cat.

Como efetuar o início da atividade nas finanças?

Abrir atividade nas finanças é um dos primeiros passos a dar por quem é trabalhador independente. Informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de que vai começar a trabalhar é obrigatório. Para quem está agora a começar a trabalhar por conta própria, as questões relacionadas com finanças e impostos podem parecer complicadas.

Como fazer a declaração de início de atividade no Portal das Finanças?

Entre no Portal das Finanças, clique em “Iniciar Sessão” e autentique-se com o seu NIF e senha de acesso. A seguir clique em “Serviços”, “Entregar”, “Declarações”, “Atividade”, “Início de Atividade”, “Entrega de Declaração de Início de Atividade”. O passo seguinte será preencher um formulário.

Como entrar no Portal das Finanças?

Se ainda não tem senha, basta abrir o Portal das Finanças, clicar em “Registar-se” e seguir os passos indicados. Pode também dirigir-se a um balcão da AT, mas não se esqueça de fazer o agendamento prévio através dos contactos disponíveis no Portal das Finanças.

Quanto custa a declaração de início de atividade?

Neste caso, a declaração de início de atividade será preenchida pelo funcionário da repartição da AT. Este preenchimento é gratuito se for feito pela internet; em papel tem o custo de 0,35€.

Como se pode Abrir atividade nas finanças? Pode entregar a declaração de início de atividade online ou presencialmente. na subsecção “IVA”, preencha o campo “Volume de Negócios (Euro)” com volume estimado de negócios até ao final do ano (valor é anual para efeitos de enquadramento em IVA e em IRS)

Como validar declaração de início de atividade?

Quais são os códigos da tabela de atividade?

Código da Tabela de Atividades - art.º 151 do Código do IRS - Os código da Tabela de Atividades a que se refere o art. 151.º do Código do IRS, aprovada pela Portaria n.º 1011/2001, de 21 de agosto são os seguintes: 1 - Arquitetos, engenheiros e técnicos similares: 1000 Agentes técnicos de engenharia e arquitetura;

Como definir o código de abertura de uma atividade?

As pessoas singulares que vão abrir uma atividade enquanto empresários em nome individual (profissionais independentes com rendimentos empresariais da categoria B do IRS), necessitam de definir o CAE da sua atividade. Esse código deve ser preenchido no momento da abertura da atividade no portal das Finanças.

Onde Encontrar o código de atividades econômicas?

Encontrar o código diretamente na lista de Códigos CAE, no Decreto -Lei n.º 381/2007, de 14 de novembro. Consultar o documento do INE, Classificação das Actividades Económicas Rev-3, onde encontra todas as notas explicativas aos CAE principais e aos CAE secundários.

Como alterar o código de atividade?

As pessoas singulares que pretendam prosseguir uma atividade diferente daquela que exercem, devem também alterar o código CAE, através de uma declaração de alteração de atividade, a submeter através da AT. Não é permitido indicar datas de início de CAE anteriores à última data de início de atividade.

Como sei qual o tipo de visto mais adequado de acordo com o motivo e duração da estada? Visto de estada temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias. Visto de estada temporária para exercício de uma actividade independente.

Quanto tempo dura o visto para obtenção de autorização de residência?

Postagens relacionadas: