Moluscos

moluscos

Quais são os moluscos?

Conteúdo não verificável poderá ser removido .—Encontre fontes: Google ( notícias, livros e acadêmico) (Junho de 2012) Os moluscos (Filo Mollusca, do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres.

Quantas espécies de moluscos existem no mundo?

Imagem de Alguns Moluscos. Existem quase 100.000 espécies de moluscos em todo o mundo, e muitas dezenas de milhares mais não descobertas. A maioria das espécies de moluscos vive apenas no oceano, mas algumas vivem em água doce ou em terra. No Michigan, existem cerca de 300 espécies conhecidas de moluscos.

Quais são os sexos dos moluscos?

A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram. No caso da fecundação interna, os espermatozoides são liberados dentro do corpo da fêmea.

Quais são os órgãos dos moluscos?

O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos. Os moluscos possuem um sistema digestivo completo, com boca e ânus. O alimento é conduzido pelo tubo digestivo, onde sofre a ação de enzimas.

Onde são encontrados os moluscos?

Esses tipos de moluscos são encontrados numa faixa de profundidade entre 10 e 565 metros, vivendo livremente no Oceano Atlântico, nos litorais de Portugal. 3.

Quais são as partes principais de um molusco?

Observe algumas das partes principais de um molusco. Os moluscos apresentam um corpo formado por três partes principais: Pé muscular: como o próprio nome indica, é uma estrutura muscular que auxilia o animal em sua locomoção. Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos.

Como é o corpo dos moluscos?

O corpo dos moluscos. Como já vimos, os moluscos têm corpo mole. A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo. O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral.

Quais são os principaistipos de moluscos?

Quais São os Principais Tipos de Moluscos? Existem aproximadamente 160.000 espécies vivas e provavelmente 70.000 espécies extintas de moluscos . Eles são tipicamente divididos em dez classes, das quais duas estão extintas. As principais classes de moluscos vivos incluem gastrópodes, bivalves e cefalópodes.

Quais são os moluscos?

Os moluscos possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando um plano fundamental que consiste em um anel nervoso em volta do esôfago de onde partem cordões nervosos. Os moluscos contam também com um sistema sensorial bastante eficiente, sendo observadas estruturas como olhos e tentáculos.

Como é a fisiologia dos moluscos?

Também forma uma espécie de câmera, denominada cavidade do manto, onde estão as brânquias, o ânus e as aberturas dos órgãos excretores. A seguir, vamos compreender melhor como é a fisiologia dos moluscos conhecendo um pouco a respeito dos sistemas encontrados neles. O sistema digestório dos moluscos é completo, apresentando, portanto, boca e ânus.

Quais são as partes do corpo dos moluscos?

Os moluscos apresentam um corpo formado por três partes principais: Pé muscular: como o próprio nome indica, é uma estrutura muscular que auxilia o animal em sua locomoção. Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos.

Quais são os órgãos dos moluscos?

O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos. Os moluscos possuem um sistema digestivo completo, com boca e ânus. O alimento é conduzido pelo tubo digestivo, onde sofre a ação de enzimas.

Postagens relacionadas: