Baunilha planta

baunilha planta

Como cultivar a baunilha?

A baunilha é uma planta trepadeira da família das orquídeas pertencente ao gênero Vanilla. Ela costuma ser cultivada em países tropicais como México, Taiti, Madagascar, Indonésia, entre outros. O cultivo doméstico da baunilheira exige um pouco de tempo e esforço, mas vale muito a pena — você poderá colher os grãos perfumados e saborosos das favas!

Quais são as plantas das quais se obtém a baunilha?

Nota: Se procura as plantas das quais se obtém a baunilha, veja Vanilla. Baunilha (do castelhano vainilla, pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México.

Quais são as propriedades da baunilha?

A baunilha possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Pode agir como afrodisíaco e causa irritação uretral temporária.

Onde vive a baunilha?

A baunilha vive no sub-bosque das florestas tropicais húmidas. Já era reproduzida por estaquia bem antes da chegada dos conquistadores espanhóis ao México. Além disso, a quase totalidade dos pés conhecidos, mesmo os que crescem livremente na floresta, são clones provenientes de explorações atuais ou abandonadas.

Qual a melhor região para cultivar baunilha?

A baunilha ou baunilheira é uma orquídea trepadeira - imagem original: Veromortillet - As regiões mais adequadas para seu cultivo têm temperaturas médias acima de 21°C durante o ano todo, com chuvas regulares e alta umidade relativa do ar.

Como cuidar da baunilha?

Outra alternativa é posicionar o vaso perto de estacas ou de árvores para que a planta possa subir. A baunilha precisa se acostumar a crescer verticalmente com a sua ajuda: prenda a trepadeira de leve à treliça, estaca ou árvore, amarrando-a com panos ou clipes para plantas.

Como fazer o plantio da baunilha?

Agora, partindo para o plantio da baunilha, temos muitas formas de se preparar as mudas. Ela pode ser plantada a partir da semente ou por métodos de multiplicação, no entanto, a partir da semente costuma ser uma forma muito mais complicada de plantio das mudas.

Qual o gênero da baunilha?

A baunilha é uma planta trepadeira da família das orquídeas pertencente ao gênero Vanilla. Ela costuma ser cultivada em países tropicais como México, Taiti, Madagascar, Indonésia, entre outros.

Quais são os benefícios da baunilha?

Dentre as principais propriedades da baunilha se destaca o seu efeito na diminuição da febre e de espasmos musculares. Outro fato muito conhecido é seu efeito contra a proliferação de cáries.

Quais são os constituintes químicos da baunilha?

A baunilha possui diversos constituintes químicos como ácidos vanilil etílico, ceras, cinamato, fermentos, furfurol, gorduras, taninos, álcool etílico, resinas e açucares. Sua substância mais relevante é a vanilina, que confere aroma à planta e é usada tanto para culinária, quanto pela indústria farmacêutica.

Quais são os benefícios do aroma de baunilha?

A maioria das pessoas aprecia baunilha apenas pelo seu aroma agradável e sabor adocicado, que é usado na produção de doces e outros pratos adoçados. Mas a baunilha também pode trazer benefícios especiais à saúde. Diminuição dos níveis de colesterol no sangue, o que é importante para pessoas com alto risco de ataques cardíacos e derrames;

Quais são os diferentes tipos de extrato de baunilha?

Atualmente, o extrato de baunilha vendido no mercado é a vanilina sintética ou até mesmo a vanilina natural muito diluída com álcool, vez que o extrato puro é muito caro. Em algumas regiões do México, algumas espécies de borboletas e beija-flores ajudam durante este processo.

Postagens relacionadas: