Buraco macular

buraco macular

O que é buraco macular e como ele afeta a retina?

O buraco macular consiste em uma pequena lesão que se forma na parte central da retina. Provoca a perda da nitidez da visão. Mejor con Salud Saúde Doenças Buraco macular: sintomas e tratamento 6 minutos O buraco macular consiste em uma pequena lesão que se forma na mácula, a parte central da retina.

Como tratar buracos maculares?

Nos buracos maculares completos, é sempre indicada a intervenção cirúrgica, pois geralmente produzem uma diminuição muito importante na visão central. Nestes casos, também é realizada uma vitrectomia posterior para acessar a região central da retina (mácula), que é onde o buraco está localizado.

Qual a diferença entre degeneração macular e buraco macular?

Não. O buraco macular e a degeneração macular relacionada à idade são duas condições distintas, embora os sintomas sejam semelhantes. Ambas são comuns em pessoas com 60 anos ou mais, porém, pode ficar tranquilo: o oftalmologista saberá a diferença. O que causa um buraco macular?

Qual a importância da mácula para a visão?

A mácula possui uma grande densidade de células conhecidas como cones, que são fotorreceptores fundamentais para a visão central, essa alta densidade de cones faz com que a mácula seja o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição Sintomas.

Quais são os buracos maculares que afetam toda a espessura da retina?

Os buracos que afetam toda a espessura da retina são chamados de buracos maculares completos. Aqueles que afetam apenas parcialmente a espessura da retina são chamados de buracos maculares lamelares. Em relação à sua origem, chamamos de buracos maculares pós-traumáticos, quando eles ocorrem após o indivíduo sofrer um trauma direto no globo ocular.

Como ocorre o buraco macular?

O buraco macular pode ocorrer após um trauma ocular ou após uma cirurgia de descolamento de retina, mas na maioria dos casos ele é produzido por uma tração do vítreo (substância gelatinosa que ocupa 80% do conteúdo do globo ocular).

Qual a importância da mácula para a visão?

A mácula possui uma grande densidade de células conhecidas como cones, que são fotorreceptores fundamentais para a visão central, essa alta densidade de cones faz com que a mácula seja o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição Sintomas.

Qual a importância do exame de Oct para a retina?

O exame de OCT permite uma visão tridimensional e bidimensional do olho, que possibilita o especialista em retina ter uma visão de como está o buraco macular, isso porque estamos falando de uma estrutura microscópica e por isso é necessária alta tecnologia para seu diagnóstico e tratamento.

Quais são as causas mais comuns do buraco macular?

O envelhecimento é a causa mais comum do buraco macular. Com a idade, o vítreo (substância gelatinosa que preenche a cavidade posterior do olho) sofre alterações e tende a se descolar da retina. Geralmente, isso não causa problemas.

Como ocorre a degeneração macular?

Na forma úmida da degeneração macular ocorre um processo chamado neovascularização. Ou seja, ao invés de drusas surgem vasos sanguíneos embaixo da mácula. Esses novos vasos sanguíneos podem apresentar vazamento de líquido ou sangue, que distorcem a visão central de quem apresenta a degeneração úmida.

Como o envelhecimento pode causar buraco macular?

Com o envelhecimento, o vítreo desprende-se da retina, causando uma tração na região central. Geralmente, esse descolamento do vítreo ocorre sem problemas, mas em uma pequena porcentagem de pacientes pode evoluir para a formação do buraco macular.

Como o buraco macular afeta a visão?

Esta região é a que concentra a maior quantidade de células visuais, por isso, esta situação provoca sintomas como perda da nitidez da visão central, distorção das imagens e dificuldade para atividades como ler ou dirigir.

Postagens relacionadas: