Giae fernando pessoa

giae fernando pessoa

Quais as principais características de Fernando Pessoa?

Ocultismo. Fernando Pessoa interessava-se pelo ocultismo e pelo misticismo, com destaque para a Maçonaria e a Rosa-Cruz, havendo inclusive defendido publicamente as organizações iniciáticas no Diário de Lisboa (4 de Fevereiro de 1935), contra ataques por parte da ditadura do Estado Novo.

Quem é o poeta Fernando Pessoa?

Fernando António Nogueira Pessoa, ou apenas Fernando Pessoa, foi um dos maiores escritores da literatura universal e um dos mais aclamados e respeitados poetas da língua portuguesa e da língua inglesa.

Quais foram os primeiros escritos políticos de Fernando Pessoa?

Entre fevereiro e outubro de 1935, último ano de sua vida, Fernando Pessoa produziu uma série de escritos políticos, vários deles contra Salazar e o Estado Novo, e dois textos sobre a invasão da Abissínia (atual Etiópia) pela Itália fascista, que a censura salazarista não deixou passar.

Qual é a maior proximidade entre Fernando Pessoa e Soares?

O facto de Fernando Pessoa considerar (em cartas e anotações pessoais) Bernardo Soares um semi-heterónimo faz pensar na maior proximidade de temperamento entre Pessoa e Soares.

Quais são as características das obras de Fernando Pessoa?

Assim, o poeta, pertencente à geração de Orpheu do modernismo português, produziu obras anticonvencionais, provocativas, com liberdade formal, elementos futuristas e simbolistas. Foi também criador do sensacionismo e de muitos heterônimos, antes de falecer, em 30 de novembro de 1935.

Quais são as principais atividades de Fernando Pessoa?

Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo. Nessa última tarefa, vale destacar que Fernando Pessoa explorou o campo da astrologia, sendo um exímio astrólogo e apreciador do ocultismo.

Quais foram os principais textos de Fernando Pessoa?

Já em 1915, na revista Orpheu, porta-voz do modernismo português, publicou os textos: O marinheiro, Opiário, Ode triunfal, Chuva oblíqua e Ode marítima. No ano seguinte, tirou o acento de seu sobrenome (Pessôa), para o tornar mais universal. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os poemas mais célebres de Fernando Pessoa?

Dentre os poemas mais célebres de Fernando Pessoa estão: “Tabacaria”, “Poema em linha reta”, “Ode marítima”, “Autopsicografia”, “Aniversário”, “Todas as cartas de amor…” e “Não sei quantas almas tenho”. Informar erro.

Quais são os poemas escritos por Fernando Pessoa?

Poemas escritos por Fernando Pessoa A criança que fui chora na estrada A Minha Vida é um Barco Abandonado A Morte Chega Cedo Abat-Jour Abdicação Abismo Além-Deus Andei Léguas de Sombra Ao Longe, ao Luar Aqui Onde se Espera As Horas pela Alameda As Minhas Ansiedades As Tuas Mãos Terminam em Segredo Às Vezes Entre a Tormenta

Quais são as características das obras de Fernando Pessoa?

Assim, o poeta, pertencente à geração de Orpheu do modernismo português, produziu obras anticonvencionais, provocativas, com liberdade formal, elementos futuristas e simbolistas. Foi também criador do sensacionismo e de muitos heterônimos, antes de falecer, em 30 de novembro de 1935.

Quem é o padrasto de Fernando Pessoa?

Seu padrasto era o comandante militar João Miguel Rosa, que foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul. Acompanhando a família Fernando Pessoa seguiu para a África do Sul, onde recebeu educação inglesa no colégio de freiras e na Durban High School.

Quem escreveu o primeiro poema?

Ainda no mesmo ano, escreve o primeiro poema, um verso curto com a infantil epígrafe de À Minha Querida Mamã . Em outubro de 1894, o comandante João Miguel Rosa (1857-1919) apaixona-se por Maria Madalena ao vê-la passar dentro de um americano, numa rua de Lisboa, comentando para um amigo: «Vês aquela loira?

Postagens relacionadas: