Teletrabalho dezembro 2021

teletrabalho dezembro 2021

Quando começa o teletrabalho no início do ano?

No entanto, no início do ano, entre 2 e 9 de janeiro, haverá uma semana de teletrabalho obrigatório, período durante o qual também não haverá aulas. Nem discotecas. Governo diz que o objetivo é evitar um janeiro tão trágico como o deste ano. O teletrabalho vai passar a ser recomendado a partir de dezembro.

Quem aprova o teletrabalho obrigatório até o final do ano?

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira o diploma do Governo que aprova o teletrabalho obrigatório até ao final do ano, segundo uma nota publicada no ‘site’ da Presidência.

O que está acontecendo com o teletrabalho?

Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em causa está o Decreto-Lei n.º 79-A/2020, que terminava este mês e que estabelece a obrigatoriedade do teletrabalho e também o desfasamento dos horários de entrada e saída de trabalhadores.

Quando volta a ser recomendado o teletrabalho?

Com a entrada do país em situação de calamidade, em 1 de dezembro, foi decidido que, excetuando a semana de contenção, o teletrabalho voltava a ser recomendado. Recorde-se que o teletrabalho tinha deixado de ser recomendado em 01 de outubro.

Quando é recomendado o teletrabalho?

Esta é uma medida recomendada a todas as empresas a partir do dia 01 de dezembro. As novas regras do teletrabalho foram aprovadas pelo Parlamento devido ao agravamento da pandemia. O que levou o Governo a recomendar a adoção do teletrabalho, aplicando-se esta medida a todas as empresas.

Quando surgiu o termo teletrabalho?

Em 1857, surge o trabalho remoto através das atividades de telegrafo, J. Edgar Thompson proprietário de uma linha de ferro controlava suas unidades remotas através do telégrafo, exercendo a gestão e o controle de recursos e mão de obra remotamente.

Quais são as características do teletrabalho?

O teletrabalho é identificado como espécie do gênero “trabalho a distância”, assim como o trabalhador externo, porém algumas características os distinguem. O teletrabalhador comumente possui um local fixo para exercer suas atividades.

Quando a adoção do teletrabalho é obrigatória?

Assim e tendo em consideração a Resolução do Concelho de Ministros, publicada em Diário da República, a adoção do regime de teletrabalho é recomendável “sempre que as funções em causa o permitam, em todo o território nacional continental”. A recomendação da adoção do teletrabalho aplica-se a todas as empresas, sem exceções?

O que é o teletrabalho?

“ Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Qual o prazo para transição do teletrabalho?

Isso não irá descaracterizar o regime de teletrabalho; O empregador pode exigir que o teletrabalho seja encerrado e o empregado retorne para o regime presencial. O prazo para transição é de 15 dias. Esta mudança deve ser registrada como aditivo contratual.

Por que o teletrabalho deixou de ser recomendado pelo governo?

O teletrabalho deixou de ser recomendado pelo Governo, mas há regras excecionais que se mantêm em vigor. Com a passagem de situação de calamidade para situação de alerta, o Governo deixou de aconselhar o teletrabalho aos trabalhadores cujas funções o permitiam, desde que dispusessem de condições nesse sentido.

O que é o contrato de teletrabalho?

Num modelo de teletrabalho, o trabalhador realiza as funções que estão atreladas à sua função dentro da empresa em um ambiente externo ao da empresa, podendo ser em casa, na rua, em um espaço colaborativo, entre outras opções. Por que o teletrabalho tem crescido?

Postagens relacionadas: