Nos cinemas

nos cinemas

O que é o cinema e qual a sua importância?

O que é cinema? O cinema, mais conhecido como cinematografia, é uma técnica e uma arte que consiste na captura, montagem e projeção de frames de forma rápida e sucessiva. O resultado é a ilusão de uma imagem em movimento.

Qual a origem da palavra cinema?

Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge. A origem da palavra cinema deve-se à circunstância de ter sido o cinematógrafo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonímia, a palavra também se refere à sala onde são projetadas obras cinematográficas.

Quem criou o cinema no Brasil?

Affonso Segretto, junto aos primeiros projetores da Empresa Paschoal Segreto: os irmãos italianos estiveram entre os precursores do cinema no Brasil. A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie.

Quais eram as principais características dos cinemas Naturais?

A partir de 1916, os naturais se organizam em cinejornais, produzidos e exibidos semanalmente, mantendo o pessoal de cinema em atividade com filmagens de futebol, carnaval, festas, estradas, inaugurações, fábricas, políticos, empresários, etc. Muitas pautas eram claramente encomendadas, misturando jornalismo e propaganda.

Qual a importância do cinema para a sociedade?

Como dito anteriormente, o Cinema possui diversas fases e ao longo delas, foi usado como um meio para propagar ideologias, alienar e influenciar as massas. Na Primeira Guerra Mundial, teve o papel de incentivar o recrutamento de novos soldados e trabalhadores fabris além de utilizar métodos para financiar sua indústria bélica.

Qual a importância do cinema para a arte?

É importante ressaltar aqui que toda forma de expressão dentro do cinema é válida, porém esse é um caminho a ser tomado para ir além, utilizando a influência de mídia que tem o cinema para tornar a arte uma real ferramenta de mudança. Temos no Brasil uma cineasta que busca trabalhar dessa forma em seus filmes.

Por que os filmes são importantes para o cinema?

Esses filmes vão além do entretenimento, para trazer em sua narrativa questões complexas. É uma outra vertente dentro do cinema, que busca levar ao público um olhar diferente acerca do que vivemos.

Qual é a diferença entre o cinema e a história?

De fato é um Cinema totalmente diferente do que tínhamos no século XX, mais leve, descontraído, didático, inclusivo, crítico e representativo. Assim como a História, podemos dizer que o Cinema é filho de seu tempo, portanto, ele se adaptou às necessidades e aos desejos de quem o assiste.

Quando surgiu o cinema?

História do Cinema Brasileiro. A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. A película exibida foi Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière, dos irmãos Lumiére.

Qual foi a primeira exibição de cinema no Brasil?

A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris.

Quais são os grandes filmes do cinema brasileiro?

Dentre os grandes filmes do cinema brasileiro, destacamos cinco produções: 1 Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964); 2 Cidade de Deus (2002); 3 O Pagador de Promessas (1962); 4 Central do Brasil (1998); 5 Bang Bang (1971).

Quais as principais características do cinema brasileiro?

Pela primeira vez no cinema brasileiro, estão associados produção e exibição. Em seguida, a Atlântida passa a produzir comédias musicais de fácil comunicação com o público, tendo como tema principal o carnaval, como Este mundo é um pandeiro (1947) e Carnaval no fogo (1949), ambos de Watson Macedo.

Postagens relacionadas: