Festa da castanha 2021

festa da castanha 2021

Quais são os objetivos do evento de castanheiro e castanha em Arouca?

Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha e outros frutos secos do concelho, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional.

Quais são os objetivos do certame de castanha?

Este evento pretende valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção. O certame, com a duração de três dias, reúne as principais empresas ligadas a este setor, produtos relacionados com a castanha, vinhos, licores, queijos, azeite e toda a gastronomia local.

Quais são os concelhos portugueses com maior produção de castanha?

Vinhais é dos concelhos portugueses com maior produção de castanha, anualmente saem entre 13 a 15 mil toneladas, tendo este número vindo a aumentar devido ao investimento dos produtores locais na plantação de novos soutos e nas tecnologias de produção.

Quando é o Festival da castanha?

23 Out Festival da Castanha Município de Arouca, Município de Arouca Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, mais uma edição do Festival da Castanha, com música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos.

Quando vai ser a 9a edição do Festival da castanha?

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, a 9.ª edição do Festival da Castanha com mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops, magustos, música e danças tradicionais.

Quais são as principais variedades de castanha em Portugal?

Principais Variedades de Castanha em Portugal A produção nacional de castanha assenta nas cultivares Longal, Martaínha e Judia em Trás-osMontes, Martaínha na Beira Interior e Bária e Colarinha no Alto Alentejo. Para além destas, podemos encontrar, principalmente em Trás-os-Montes, mais variedades.

Qual a produção mundial de castanha?

De acordo com os dados da organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de castanha estima-se em 1,1 milhões de toneladas, distribuídas por uma superfície que não atinge os 340 mil hectares.

Quais são as principais áreas de mercado de castanha em Portugal?

Em Portugal, actualmente a área ocupada com castanheiros é cerca de 30 500 hectares, dando origem a uma produção de mais de 20 500 toneladas anuais de castanha. As áreas de mercado mais representativas são Bragança, Chaves, Guarda e Portalegre, onde são cultivadas as Cota, Longal, Judia, Matainha, Rebordã, Bária e Colarinha.

Quais são os países produtores de castanha-de-caju?

No ranking dos principais países produtores de castanha-de-caju in natura, destacam-se: 1º) Vietnã; 2º) Índia e; 3º) Nigéria. Em seguida, sobressaem a Costa do Marfim (Cote dIvore), o Brasil e a Indonésia.

Postagens relacionadas: