Coração de viana

coração de viana

Qual a origem do Coração de Viana?

Os corações de Viana têm origem marcadamente religiosa. Na antiguidade clássica o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e amor, sendo estas as características mais salientes na vida dos santos, por isso eram representados com o coração fora do peito.

Qual o significado das cornucópias no topo do Coração de Viana?

As cornucópias no topo do coração de Viana são uma estilização das chamas que brotam deste símbolo cristão. O Coração de Viana tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa. Para quem o usa o coração é um símbolo de honestidade e generosidade.

Qual é a origem da Viana do Castelo?

A alocação dele a Viana do Castelo pode ter-se dado com a popularização dos trajes tradicionais vianenses, empurrada pelo estado de graça em que a Romaria da Senhora da Agonia se tornou nos últimos anos, e com toda a justiça. A sua origem é de cálculo difícil.

Qual é o propósito do Coração de Viana?

Quase todas de Gondomar ou da Póvoa de Lanhoso. Ao contrário do que se poderia pensar, o propósito primeiro do Coração de Viana não foi ser um símbolo de amor, mas sim um símbolo de dedicação e de culto ao Sagrado Coração de Jesus.

Quais são os símbolos do Coração de Viana?

O Coração de Viana é um dos maiores símbolos do Minho, de Portugal e da filigrana portuguesa. Descubra a sua origem e a sua história. O Minho é um local que nos deu diversos símbolos nacionais, por entre danças e cantares do vira, lenços minhotos, galos de Barcelos, caldo verde, ou até no uso popular do cavaquinho.

Quais são as principais características das contas de Viana?

As contas de Viana descendem das contas gregas: são ocas por dentro, o que as torna leves, e perfeitamente esféricas. Distinguem-se, no entanto, pelo fio em filigrana e por um pequeno ponto ao centro. p> Surgiram pela dificuldade em comprar um colar inteiro em filigrana: as mulheres iam comprando conta a conta até conseguir fazer um fio inteiro.

Postagens relacionadas: