Casta syrah

casta syrah

Quais são os vinhos de Syrah?

Os vinhos Syrah de São Paulo e Minas Gerais normalmente têm coloração rubi intenso, com aromas pronunciados de frutas vermelhas e especiarias como pimenta do reino. Corpo médio, boa estrutura, taninos redondos e maduros, com final longo e persistente.

Qual a diferença entre Shiraz e Syrah?

Syrah ou Shiraz? A Syrah é uma uva originária da França, mais precisamente da região sul do Rhône, mas também é amplamente cultivada na Austrália, onde recebe o nome de Shiraz (mesmo sendo o nome traduzido da mesma casta, os vinhos são completamente diferentes). Assista o vídeo a seguir e aprenda tudo sobre essa uva na prática.

Quais são os melhores pratos para acompanhar um Syrah?

A Syrah é uma uva que gera vinhos potentes, tânicos e especiados. Por isso vai melhor com pratos que tenham a mesma carga que a bebida. Carnes com aromas fortes, como javali, coelho e caça, são boas opções para acompanhar um Syrah.

Qual é a casta estrangeira mais bem sucedida em Portugal?

É, muito provavelmente, a casta estrangeira mais bem sucedida em Portugal, mostrando-se como aquela que reúne amplo consenso entre viticultores, enólogos e consumidores. O Syrah está dentro das 5 castas tintas mais plantadas no Alentejo.

Quais são os aromas de vinhos de Syrah?

Nas regiões de clima moderado pode apresentar toques herbáceos, carne defumada e pimenta preta. Aromas de fumo, tosta, baunilha e coco em vinhos de Syrah são provenientes do estágio em barricas de carvalho, que comumente são utilizados nesse tipo de uva.

Quais são os melhores vinhos com uva syrah?

Nas regiões de clima quente, os vinhos de uva Syrah são encorpados e com notas que lembram ameixa e chocolate. Em regiões mais frias, são famosos os Syrahs com notas de pimenta-do-reino e couro. Incrivelmente longevos, os melhores exemplos de vinhos podem evoluir por décadas na adega.

Qual a diferença entre Syrah e Shiraz?

Sua dupla denominação provém das duas regiões onde é predominante. Na França, a grafia Syrah é a mais conhecida, tornando-se popular nos países do Velho Mundo, enquanto a grafia Shiraz é a principal, muito por conta da cidade de mesmo nome localizada na Pérsia.

Quais são os melhores pratos para acompanhar um Syrah?

A Syrah é uma uva que gera vinhos potentes, tânicos e especiados. Por isso vai melhor com pratos que tenham a mesma carga que a bebida. Carnes com aromas fortes, como javali, coelho e caça, são boas opções para acompanhar um Syrah.

Quais são as características do Syrah?

O vinho Syrah é encorpado, com sabores complexos, com taninos que se destacam e com teor alcoólico de médio para alto. Sua acidez média e seus sabores frutados, além de pouco açúcar residual que o fazem ótimo para acompanhar refeições, especialmente carnes vermelhas ou massas com molho vermelho.

Quais são os melhores temperos para o Syrah?

Também os temperos fortes, como cebola, alho, mostarda, pimenta, louro e as ervas aromáticas, como alecrim e tomilho, podem ser bons parceiros. Experimente um Syrah mais intenso com pernil de cordeiro assado e temperado com especiarias indianas.

Quais os melhores vinhos Syrah?

Os vinhos tintos Syrah ficam melhores quando servidos entre 15 e 20° C. Uma boa dica é colocar no refrigerador 15 minutos antes de beber. No caso dos rosés, a temperatura é mais baixa, entre 10 e 13° C. Outro critério relevante para você observar é com relação ao volume.

Quais são os principais produtores de Syrah?

A França é o maior e mais tradicional produtor de Syrah, com grande concentração no vale do rio Rhône. Com clima mediterrâneo e solo rico, este é o território com a mais antiga produção de vinhos do país. Em segundo lugar entre os grandes produtores está a Austrália.

Postagens relacionadas: