Litiase biliar

litiase biliar

Como tratar a litíase biliar?

Tratamento da litíase biliar. O tratamento está indicado apenas quando há presença de sintomas, como a cólica biliar ou outras complicações. A cirurgia para retirar a vesícula (colecistectomia) é o tratamento ideal da litíase vesicular. Ela ode ser feita por um corte na parede abdominal ou por via laparoscópica.

Como é feito o tratamento da litíase vesicular?

A saber, otratamento da litíase vesicular é cirúrgicoe atualmente feito por videolaparoscopia, o que proporciona um pós-operatório com menos dor e menor tempo de permanência no hospital.

Quais são os cálculos biliares?

A Fisiopatologia. Os cálculos biliares são acúmulos de substâncias cristalizadas com aspecto de “pequenas pedras”. Sua composição é variável, sendo os mais frequentes compostos de uma mistura majoritária de colesterol com outras substâncias variadas – sais de cálcio, sais biliares, proteínas e fosfolipídeos.

Qual a função da vesícula biliar?

A vesícula biliar, importante salientar, é um órgão responsável pelo armazenamento da bile, uma substância produzida pelo fígado e que faz a digestão de gorduras na região do intestino. A bile contém bilirrubina e colesterol, dois produtos que podem adquirir consistência mais sólida quando alcançam a vesícula.

Qual a diferença entre litíase biliar e cálculo biliar?

O que é litíase biliar? A litíase biliar, também conhecida popularmente como pedra na vesícula ou cálculo biliar, nada mais é do que um aglomerado de substâncias que se forma dentro da vesícula. Ele pode ter diferentes formatos e tamanhos e se assemelha a cristais de rocha.

Quais são os fatores de risco para a litíase biliar?

Os principais fatores de risco para a formação da litíase biliar são obesidade, dieta rica em gorduras animais, falta de exercício físico, longos períodos de jejum, uso de hormônios e contraceptivos. Mulheres, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, diabéticos e pessoas com cirrose do fígado também são mais propensas a desenvolver a litíase biliar.

Como tratar a cólica biliar?

Os episódios agudos de cólica biliar podem melhorar com o uso de analgésicos comuns e espasmolíticos, e recomenda-se não comer alimentos e aplicar calor. Uma técnica inovadora é a litotripsia, que envolve a pulverização das pedras aplicando ondas de choque para facilitar sua eliminação.

Quais são os sintomas de litíase intra-hepática?

Os sintomas de litíase intra-hepática podem incluir dor abdominal epigástrica ou na parte superior direita do abdome (quadrante superior direito), icterícia e febre. Pode ocorrer infecção nos canais biliares e progressão para formação de abscesso hepático ou infecção generalizada (sepse) em casos graves.

O que é colelitíase? A pedra na vesícula são substâncias que se depositam na vesícula biliar ( litíase) sob o aspeto de pequenas pedras, causando alguns sintomas como dor no lado direito do abdómen ou na parte central do abdómen, abaixo do esterno, dor de costas (lado direito), náuseas e vómitos. Veja mais informação em sintomas.

Qual é a função da vesícula?

Qual é o principal componente dos cálculos biliares?

No mundo ocidental, o principal componente dos cálculos biliares é o colesterol, uma gordura (lipídio) que normalmente se dissolve na bile (mas não em água). Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol. O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol).

Como saber se tenho cálculos biliares?

É a primeira vez que você sente essas dores? Consulte um médico se você tiver sintomas de cálculos biliares. Os cálculos biliares são encontrados em várias pessoas com câncer de vesícula biliar, por isso a consulta ao médico é essencial para o diagnóstico.

Quais são os riscos de cálculos biliares?

Os cálculos biliares que acarretam obstrução do ducto pancreático causam inflamação do pâncreas (pancreatite), assim como dor, icterícia e, possivelmente, infecção. Algumas vezes, a dor intermitente retorna após a remoção da vesícula biliar.

Quais são os cálculos nos dutos biliares?

Os cálculos nos dutos biliares são denominados coledocolitíase. Eles, às vezes, bloqueiam um duto biliar. A maioria dos cálculos biliares não causa sintomas. Porém, se sintomas ou outros problemas ocorrerem, é necessário tratar. A cada ano, mais de meio milhão de pessoas nos Estados Unidos removem cirurgicamente a vesícula biliar.

Postagens relacionadas: