Variola dos macacos portugal

variola dos macacos portugal

Quais são as causas da varíola dos Macacos?

Causada pelo vírus Ortopoxvírus, a varíola dos macacos é uma doença zoonótica e a transmissão entre humanos pode ocorrer, mas não é comum. Saiba mais. Foram reportados casos de varíola dos macacos (ou monkeypox) em Portugal, depois de outros países europeus terem também identificado alguns casos.

Como é transmitido o vírus do macaco?

O vírus é transmitido aos humanos através de uma mordedura ou por contacto direto com o sangue, carne, fluidos corporais ou lesões mucosas ou cutâneas de um animal infetado. A varíola dos macacos não se transmite facilmente entre humanos. » Através da placenta.

Qual é o período de incubação da varíola?

Esta infeção viral é rara e com sintomas semelhantes aos da varíola comum, mas mais ligeiros. O período de incubação (intervalo de tempo que decorre desde a infeção ao surgimento dos sintomas) é, habitualmente, de 7-14 dias, mas pode ocorrer num intervalo de entre 5-21 dias.

Quais são as causas da varíola?

A varíola é causada por infecção com o vírus da varíola, o Orthopoxvírus variolae. Ele pode ser transmitido: Diretamente de pessoa para pessoa. A transmissão direta do vírus requer contato direto prolongado. O vírus pode ser transmitido pelo ar por meio de gotículas que escapam quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Como a varíola foi descoberta?

Em 1967, haviam 15 milhões de casos por ano”, conta Sumire Sakabe, infectologista do Hospital 9 de Julho. Esse vírus foi descoberto quando cientistas notaram que uma múmia, que viveu de meados de 1550 a 1307 a.C., apresentava vestígios do mesmo.

Quanto tempo dura a infecção por varíola?

Os pesquisadores acreditam que a infecção por varíola possa continuar ativa (sob as condições certas) por até 24 horas. Em condições desfavoráveis, o vírus só consegue permanecer vivo por até seis horas. Existem dois tipos de varíola: a maior e a menor.

Qual a cura da varíola?

A varíola não tem cura. A única medida eficaz é a vacinação. Causada pelo Orthopoxvirus variolae, é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, erradicada desde o fim da década de setenta, graças à vacinação.

Postagens relacionadas: