Cefaleia refratária

cefaleia refratária

O que é cefaleia e como tratar?

Cefaleia: o que é, quais os tipos, sintomas e como tratar? - Médico Responde Cefaleia: o que é, quais os tipos, sintomas e como tratar? Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson Cefaleia é o termo médico para “ dor de cabeça ”. A cefaleia caracteriza-se por dor ou desconforto na cabeça ou no couro cabeludo, podendo ainda se estender para o pescoço.

Qual a diferença entre enxaqueca e cefaleia refratária?

Inara Taís de Almeida, neurologista e neuroimunologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, que nos explicou um pouco mais sobre a condição. “Cefaleia refratária é um termo médico usado para descrever uma dor de cabeça mais duradoura que o habitual, no caso da enxaqueca seria uma dor de cabeça com duração maior que 72 horas.

O que é uma dor de cabeça refratária?

“Cefaleia refratária é um termo médico usado para descrever uma dor de cabeça mais duradoura que o habitual, no caso da enxaqueca seria uma dor de cabeça com duração maior que 72 horas. O diagnóstico geralmente é realizado quando a pessoa apresenta uma dor de cabeça duradoura que não melhora com tratamento habitual”, esclarece.

Quais os tipos de cefaleias?

Porém, de um modo geral, podemos separar as cefaleias em dois grupos distintos: o das cefaleias primárias (ou idiopáticas) e o das cefaleias secundárias (ou sintomáticas). Aproximadamente 90% das cefaleias são consideradas primárias, ou seja, não são consequência de outras doenças ou problemas de saúde.

O que é a cefaleia pós-raqui?

4. Cefaleia pós-raqui A cefaleia pós-raqui, ou cefaleia pós raquidiana, é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer após a administração do anestésico no líquor, que é o líquido que envolve a medula espinhal, para realização de cirurgias como cesárea ou cirurgia de joelho, por exemplo.

Quais são as cefaleias mais comuns na infância?

Na infância, as cefaleias mais comuns são a enxaqueca e a cefaleia de tensão. Aproximadamente 5% dos adolescentes já tiveram enxaqueca e 15% já sofreram de cefaleias de tensão.

Cefaleia ou enxaqueca? A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia.

Como tratar a cefaleia refratária?

O que pode causar dores de cabeça?

Algumas dores de cabeça podem ser muito intensas e recorrentes, levando o paciente a achar que há algo de grave no seu cérebro. Tumores cerebrais e aneurismas costumam ser os maiores temores de quem se vê acometido por uma forte cefaleia.

O que é dor de cabeça induzida por remédios?

Esse comportamento pode levar a um outro tipo de dor de cabeça, que é a cefaleia induzida por remédios. Os doentes apresentam cefaleia apesar do uso de analgésicos, sugerindo um quadro de tolerância.

Quais são os tipos de dor de cabeça mais comuns em homens?

Este tipo de dor de cabeça é mais comum em homens. A cefaleia em salvas ocorre em ciclos de crises (daí o termo “em salvas”), que podem durar várias semanas, intercalados por períodos assintomáticos que podem durar meses a anos. Um ataque costuma durar de 30 minutos a 3 horas e pode ocorrer até 3 vezes por dia.

Qual é a pior dor de cabeça da vida?

A enxaqueca costuma começar como uma dor leve a moderada e piorar ao longo das horas. Pior dor de cabeça da vida: quando o paciente refere que o atual quadro é de longe a pior dor de cabeça de sua vida, ou uma cefaleia completamente diferente das que costuma ter, deve-se ter mais atenção com o quadro.

Postagens relacionadas: