Amendoeiras em flor

amendoeiras em flor

Por que as amendoeiras em flor são tão importantes para o Alto Douro?

Mas as amendoeiras em flor são só o mote para um conjunto de atividades que vão animar o Alto Douro e Trás-os-Monte. Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão.

Quais são os melhores sítios para contemplar as amendoeiras em flor?

As amendoeiras em flor são um espetáculo único que vale bem a pena ser contemplado. Existem vários locais em Portugal onde é possível contemplar este evento em todo o seu esplendor. O Douro é um dos melhores sítios, mais especificamente na parte do rio mais próxima da fronteira com Espanha.

Qual é a cor da flor da Amendoeira?

Se a cor branca da flor da amendoeira é um processo da natureza mágico de se contemplar, a cor rosa clara dos pessegueiros não lhes fica atrás. Em plantações alternadas, este é um percurso em tons de branco e rosa claro. Avançamos devagar, devagarinho.

Por que as amendoeiras florescem no inverno?

A planta floresce no final do inverno. A árvore fica toda coberta de flores, sem folha nenhuma. Por isso, é considerada um prenúncio da primavera e conhecida em Portugal como uma árvore romântica, que trás as primeiras flores do ano. As amendoeiras em Portugal foram trazidas pelos árabes, no período da conquista.

Qual é a cor da flor da Amendoeira?

Se a cor branca da flor da amendoeira é um processo da natureza mágico de se contemplar, a cor rosa clara dos pessegueiros não lhes fica atrás. Em plantações alternadas, este é um percurso em tons de branco e rosa claro. Avançamos devagar, devagarinho.

Qual é a melhor época para viajar para as amendoeiras?

Ocorrendo apenas alguns nevões pontuais nas terras altas nos meses de Inverno (Dezembro a Fevereiro) que poderão condicionar alguns pequenos troços. Se o objectivo é uma viajar para apreciar a época em que as Amendoeiras estão em Flor, existe um período de tempo muito limitado para o fazer.

Onde é produzida a amêndoa?

A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que se inserem na Rota das Amendoeiras.

Quais são os frutos mais produzidos no Douro?

A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Para que se comece a preparar, lembre-se que a época das amendoeiras em flor dura apenas algumas semanas.

Quais são as flores da Amendoeira?

As flores da Amendoeira são brancas rosadas e aparecem diante das folhas da árvore. São numerosas, mas apenas uma em cada três dá um fruto. Na linguagem das flores, está associada ao amor eterno, à delicadeza e à ternura. Mas de onde vem esta bonita flor?

Onde é encontrada a amendoeira?

Mesmo sendo nativa do Oriente Médio, a amendoeira também é bastante encontrada em Portugal, região que possui excelente capacidade de receber o cultivo desse tipo de árvore.

Qual é o fruto da amêndoa?

A semente do seu fruto é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa. Tal como o pessegueiro, pertence ao subgénero Amygdalus . É nativa do oriente médio, nas regiões de clima mediterrâneo da Síria, Turquia, e Paquistão, apesar de já ter sido introduzida em vários outros lugares.

Qual a diferença entre amendoim e árvore?

Muito é difundido que a árvore gera o fruto do amendoim, entretanto, a árvore cresce a partir da semente da amêndoa. Em contrapartida, o amendoim é cultivado a partir de uma planta, e cresce no subsolo da plantação, ou seja, não é obtido a partir da árvore amendoeira.

Postagens relacionadas: