Renovar carta de condução online

renovar carta de condução online

Quando devo renovar a carta de condução?

A partir dos 5 anos sem renovar a carta e até um limite de 10 anos, terá que completar um curso específico de forma e realizar ainda um exame especial com prova prática. Por isso, o melhor será mesmo não deixar caducar a sua Carta de Condução se pretende continuar a conduzir. Quando devo renovar a Carta de Condução?

Como revalidar carta de condução?

No IMTOnline ou, presencialmente, num balcão do IMT, Espaço do Cidadão ou junto de um Parceiro do IMT. Encontre o serviço mais perto de si, aqui. Quais os documentos que necessito para tratar da revalidação da carta de condução?

Como funciona a nova Carta de condução?

A nova carta de condução poderá ter um prazo de validade diferente e fica sujeita às restrições e condições aplicáveis no seu novo país de residência. Se a sua carta de condução tiver sido suspensa, anulada, objeto de restrição ou lhe tiver sido retirada no país da UE que a emitiu, não a poderá renovar.

Como alterar ou substituir a carta de condução?

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP (IMT) disponibiliza um serviço online para os condutores alterarem, renovarem, substituírem ou pedirem uma segunda via da carta de condução. Os serviços online custam, em geral, menos 10% do que o valor habitualmente cobrado.

Qual a idade para renovar a carta de condução?

Mais de dois anos sem renovar o documento levará à execução de um novo exame de condução especial para voltar a estar habilitado a conduzir. Ultrapassados os cinco anos com a carta de condução caducada, a mesma é cancelada e, caso queira voltar a conduzir, é necessário obtê-la de novo.

Quando é necessário renovar a carta de condutor?

Posto isto, a renovação da carta deve ser realizada com antecedência, até 6 meses antes da data de fim de prazo. Caso não renove a carta de condução dentro do prazo, está a cometer uma infração rodoviária.

Quais são os locais recomendados para renovar a carta de condução?

Os locais recomendados são os balcões do IMT-IP, os Serviços Online do IMT-IP, os Espaços do Cidadão ou os parceiros designados pelo IMT-IP. Veja os locais designados pelo IMT-IP onde pode efetuar a renovação da carta de condução aqui.

Quando é necessário renovar a carteira de condução?

Caso a carta seja tirada antes dos 25 anos, só é necessário renovar aos 30 anos e depois aos 45 anos, sem atestado médico. 70 anos e posteriormente de 2 em 2 anos, sempre com atestado médico. Após os 70 anos de idade de 2 em 2 anos, com atestado médico. Diretrizes de renovação de carta para condutores das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE:

Titulares de carta de condução portuguesa com residência em Portugal; Europeu. Titulares de carta de condução portuguesa com condição de estudante em território nacional há, pelo menos 185 dias. Quando tenho de revalidar a minha carta de condução?

Como funciona a carta de condução caducada?

Caso se ultrapasse os cinco anos com uma Carta de Condução caducada esta é simplesmente cancelada e os seus portadores passam a estar inibidos de conduzir, necessitando de repetir todo o processo para voltarem a estar habilitados a se sentarem outra vez atrás do volante.

Quais as vantagens da Carta de condução?

Em termos visuais, o novo modelo da carta de condução apresenta um design inovador e segurança acrescida, no âmbito das normas definidas a nível europeu: Duplicação da fotografia do condutor em tamanho reduzido no canto inferior direito e respetivo n.º de segurança

Quando vai mudar a carta de condução?

Tal como revelamos em novembro, a carta de condução vai mudar. O documento irá ter o mesmo formato, mas incorpora um conjunto de tecnologias. Será possível, já durante o ano de 2021, receber na hora o documento rosa em alguns lugares do país. Conheça como é o novo documento.

Como renovar a carta de condução?

Se é sócio ACP pode renovar a carta de condução de acordo com a sua conveniência, numa delegação, em casa ou no trabalho (Grande Lisboa e Grande Porto) com todas as vantagens de um serviço completo que trata de tudo por si. Atenção: Este serviço encontra-se atualmente limitado, no contexto da pandemia por COVID-19.

Postagens relacionadas: