Greve comboios cp lisboa

greve comboios cp lisboa

Como será o período de greve em Lisboa?

O período de greve em Lisboa ocorrerá entre as 17h e as 21h de dia 27 de maio, sendo que a CP, em comunicado, alertou que o impacto deverá começar a sentir-se a partir das 15h, prolongando-se até às 24h. Esta paragem ocorre depois da greve de 24 hora a 16 de maio e da greve parcial dos comboios na zona urbana do Porto a 23 de maio.

Quais são os pré-avisos de greve do Metropolitano de Lisboa?

Os sindicatos do Metropolitano de Lisboa também avançaram com pré-avisos de greve, que podem coincidir com os Santos Populares e com o Rock in Rio, festival que decorre nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, e que movimenta milhares de pessoas.

Quando começa a greve de emprego?

A greve decorre entre as 00h00 e as 24h00, mas abrange também os trabalhadores que iniciaram o seu período de trabalho no domingo ou que iniciem o seu período de trabalho nas últimas horas de segunda-feira e terminem na terça-feira.

Quais as principais greves do mês de junho?

O mês de junho vai ficar marcado por várias greves no setor dos transportes, mas não só. Junho arrancou com uma paralisação na Rodoviária de Lisboa, que garante as ligações na zona Norte da capital, e com uma greve dos trabalhadores das bilheteiras da CP.

Quem pode fazer greve?

Quem pode fazer greve? Todos os trabalhadores (exceto os trabalhadores que não lhes é concedido o direito à greve como é o caso dos militares, forças de segurança, juízes e deputados) independentemente do seu vínculo laboral ou do setor de atividade, têm o direito incontestável de fazer greve.

Quem é obrigado a cumprir serviços mínimos durante uma greve?

Apenas empresas, atividades e profissões que se destinam à satisfação de necessidades sociais impreteríveis ou de serviços essenciais para a segurança e manutenção de equipamentos e instalações é que estão obrigadas por lei a cumprir serviços mínimos durante uma greve.

Por que os salários ficam suspensos durante a greve?

Desta forma tanto os salários, como os prémios de assiduidade e produtividade ficam suspensos durante os períodos de greve. Ou seja, um trabalhador que adira a uma greve que dure um dia, não irá receber esse dia no seu ordenado ao final do mês.

Quem é o responsável pela comunicação da greve?

Por norma, a entidade que declara a greve, seja o sindicato ou assembleia de trabalhadores, é que efetuará a comunicação da mesma. Nenhum trabalhador é obrigado a comunicar a sua intenção de aderir ou não à greve, mesmo quando questionado pelos seus superiores ou qualquer membro da entidade patronal.

Postagens relacionadas: