Portugal andebol

portugal andebol

Quando o andebol foi introduzido em Portugal?

O Andebol foi introduzido em Portugal em 1929 e, em 1939, a Federação de Andebol de Portugal foi criada. Durante a primeira metade do século XX, o desporto tornou-se extremamente popular, tornando-se num dos desportos de equipa mais importantes, além de futebol e hóquei em patins.

Qual a importância do andebol para os portugueses?

Em 1949 foi introduzido, pelo alemão Henrique Feist, o andebol de sete, que ganhou popularidade no nosso país e levou à extinção do andebol de onze. Atualmente, a presença do desporto é notória na vida dos portugueses, e assim como o futebol, também é equivalente a 1/3 dos atletas federados.

Como funciona o andebol?

O andebol é uma modalidade coletiva jogada em pavilhão, num campo de 40m x 20m, entre duas equipas, com sete jogadores cada. O objetivo dos jogadores é, usando apenas as mãos, lançar a bola para dentro da baliza adversária e, assim, marcar “golo”. A equipa com mais golos no final do jogo ganha. Como eram os primeiros campos de handebol?

Quem criou o andebol?

Também muito antes de ser divulgado o andebol, em Portugal, existia na cidade do Porto um jogo muito semelhante, conhecido por “malheiral”, nome que lhe adveio do facto do seu criador ter sido o professor de Educação Física Porfírio Malheiro.

Qual é a origem do andebol em Portugal?

Todavia, a primeira apresentação oficial de um jogo de andebol só viria a ocorrer em 31 de janeiro de 1931, também na cidade do Porto. No mesmo é fundada a Associação de Andebol de Lisboa e um ano depois, em 1932, a Associação de Andebol do Porto.

Quem inventou o andebol?

Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim.

Quais são as competições de Andebol?

Existem competições de andebol a nível nacional e internacional. A competição mais importante é o Campeonato Mundial de Handebol, organizado a cada 2 anos nas modalidades masculina e feminina.

Qual a diferença entre Futebol e andebol?

No andebol, ao contrário do futebol, um jogador destro prefere jogar pela esquerda, e um jogador canhoto prefere atuar pela direita. Esta preferência deve-se ao facto de o braço de arremesso ficar no lado de dentro da baliza, e por isso com maior ângulo para o remate à baliza.

Como surgiu o andebol?

No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Quais as regras do andebol?

A bola só pode ser jogada com as mãos, caso contrário é falta. Também não é permitido ficar com a bola na mão mais de 3 segundos consecutivos. Um jogador não pode dar mais de três passos com a bola na mão sem driblar. Não se podem fazer dois dribles consecutivos, ou seja, driblar a bola, agarrá-la e voltar a driblar.

Quais são os fundamentos do andebol?

Os principais Fundamentos Técnicos do Andebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta. A Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Andebol, trata-se do ato de segurar a bola de Andebol com uma das mãos.

Qual a diferença entre andebol e handebol?

Handebol. O handebol (ou andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa mão. A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior.

Postagens relacionadas: